Usifast

BI para informações gerenciais

Criada em 1994, a Usifast Logística vem se consolidando como um dos maiores operadores logístico do país, realiza toda a operação do cliente, desde o abastecimento até o ponto final de consumo e quando necessário dispõe de terminais de integração modais/distribuição.

Para acompanhar a constante evolução do mercado de operações logísticas e continuar oferecenco serviços inovadores a seus clientes, a Usifast precisava agilizar o processo de apuração de resultados e fornecer mais rapidamente informações para seu corpo gerencial.

A Álamo implementou para a Usifast uma solução de Business Intelligence (BI) que permite aos gestores da Usifast apurar o resultado segundo uma estrutura de plano de contas gerencial e comparar valores orçados com realizados. A solução se integra ao ERP da Totvs para extração dos dados, que por sua vez são consolidados e organizados segundo critérios definidos pela equipe gerencial da Usifast para gerar automaticamente os relatórios e informações de análise.

Os resultados obtidos com a solução foram:

  • Melhorar a capacidade dos gestores de tomar decisões;
  • Automatizar o processo de encerramento mensal da contabilidade, o que diminui o tempo para disponibilizar informações;
  • Automatizar a geração de relatórios e garantir que cada área somente tenha acesso às informações pertinentes, reduzindo custo de mão de obra que antes era necessária para gerar relatórios específicos de cada área da organização;
  • Rastreabilidade de todas as informações até a origem no ERP;
  • Dar suporte ao processo de orçamento em uma base centralizada e em uma estrutura que permita a comparação entre orçado e realizado;

Esta solução foi desenvolvida com a plataforma de Business intelligence da Microsoft, o SQL Server Analysis Services, integrado ao ERP da Totvs utilizado pela Usifast e com ferramenta de configuração e administração em SilverLight. Os resultados são publicados e divulgados para a organização utilizando portal Microsoft Sharepoint e Office Web Applications.

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Grupo CLB

STOR no planejamento e gestão de Engenharia

O Grupo CLB é uma organização de cobertura nacional e internacional, que utiliza os mais avançados equipamentos, instalações e equipe especializada para oferecer serviços de consultoria tecnológica e projetos de engenharia multiisciplinar.

Com o foco em engenharia e tecnologias multidisciplinares, o Grupo CLB trabalha diariamente com o desafio de planejar e gerenciar de maneira integrada o trabalho de sua equipe em todas as disciplinas.

O STOR foi o produto de gerenciamento de engenharia adotado pela CLB, controlando todo o processo desde a elaboração das propostas comerciais, passando pelo planejamento e estruturação dos projetos, controle da documentação e fluxo de trabalho dos engenheiros até a entrega do projeto e as auditorias de qualidade.

Com a utilização do STOR, os resultados obtidos pela CLB foram:

  • Controle integrado de todo o projeto, desde a elaboração da proposta comercial até a entrega;
  • Planejamento e controle do fluxo de engenharia, incluindo as horas trabalhadas por atividade, documento e EAP;
  • Planejamento e controle dos custos de cada projeto, garantindo transparência na apuração de resultados;
  • Registro das ocorrências de qualidade vinculadas às informações de projeto, sendo importante ferramenta para certificação ISO 9001:2008.

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Anglo American

STOR para Gestão de Projetos e Obras

Com quase cem anos de tradição, a Anglo American é uma das maiores mineradoras do mundo, líder global na produção de platina e diamante e com participação expressiva em cobre, níquel, minério de ferro, carvão térmico e metalúrgico.

Envolvida com vários projetos de expansão e novas unidades, a divisão de Níquel, Niobio e Fostatos da Anglo American precisava de uma ferramenta para aumentar a eficiência e melhorar o controle dos projetos.

O STOR foi o produto adotado para gerenciamento e implementação de projetos, pois ele se mostrou aderente à metodologia adotada mundialmente pela Anglo American, conhecida como Anglo Project Way (APW). A aderência ao APW foi natural para o STOR pois seus conceitos de gerenciamento são baseados no PMBOK, com suporte a várias metodologias de mercado, dentre elas a "Front End Loading" (FEL), aotada pela Anglo American.

Com a utilização do STOR, os resultados obtidos foram:

  • Maior gerência sobre o trabalho das empresas de EPCM durante a etapa de engenharia;
  • Agilidade nos processos de compras e suprimentos, com a integração do STOR e o ERP;
  • Padronização no cadastro de materiais e especificações de equipamentos, permitindo reaproveitamento entre projetos e evitando retrabalho na engenharia;
  • Controle dos materiais e almoxarifados de projeto no canteiro de obras;
  • Gestão do comissionamento integrado à engenharia, garantindo suavidade na transição entre projeto e operação;
  • Centralização de informações de projeto, criando uma base estruturada de lições aprendidas e informações históricas para novos projetos.

Os resultados do STOR na divisão de Niquel, Niobio e Fosfatos da Anglo Amercian estão repercutindo internacionalmente e outras unidades da empresa estudam a sua utilização.

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